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Serie IGFU/004 - Correspondência recebida

Código de referencia

PT AHU SEMU/DGU/IGFU/004

Título

Correspondência recebida

Fecha(s)

  • 1902-1910 (Creación)

Nivel de descripción

Serie

Volumen y soporte

23 livros, papel

Área de contexto

Nombre del productor

Inspeção-Geral da Fazenda do Ultramar (1900-1910)

Historia administrativa

O decreto de 14 de setembro de 1900 criou na Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar a Inspeção-Geral da Fazenda do Ultramar. Esta tinha como atribuições, conforme ao mesmo decreto, o equilíbrio do orçamento, fundamentando-se o seu surgimento na crença de que se justificavam as medidas que procurassem colocar as despesas ultramarinas dentro de limites. O quadro de pessoal desta contava com os disponíveis da 2ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar e os funcionários da fazenda ultramarina. A missão do organismo passava pela criação regular de orçamentos contidos nas disposições legais, a organização e publicação das contas, o conhecimento exato das verbas orçamentais, o que intencionalmente contribuiria para uma redução das despesas ultramarinas. A Inspeção dividia-se em três secções responsabilizando-se cada secção pela fazenda das províncias ultramarinas: a primeira secção destinava-se a Angola, a São Tomé e Príncipe e à Guiné, a segunda a Moçambique, e a terceira à Índia, a Cabo-Verde e a Macau e Timor. Pelo decreto de 3 de outubro de 1901 foi criada uma secção especial para as contas do Ultramar.

Institución archivística

Historia archivística

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Registo da correspondência recebida na Inspeção-Geral da Fazenda do Ultramar. Esta correspondência era remetida por diversas autoridades em funções nas províncias ultramarinas, a saber: os Inspetores da Fazenda, os Secretários da Fazenda, os Chefes de Repartição da Fazenda e os Governadores-gerais. Os assuntos eram vários abrangendo a esfera de competências da Inspeção, principalmente: orçamentos, organização e publicação das contas, e verbas orçamentais.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Condiciones

Idioma del material

  • portugués

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

(1902-1902) Liv. 714; (1903-1903) Liv. 715; (1903-1903) Liv. 718; (1904-1904) Liv. 719; (1904-1904) Liv. 716; (1905-1905) Liv. 717; (1905-1905) Liv. 720; (1905-1905) Liv. 721; (1906-1906) Liv. 722; (1906-1906) Liv. 723; (1906-1906) Liv. 724; (1906-1907) Liv. 725; (1907-1907) Liv. 726; (1907-1907) Liv. 727; (1907-1908) Liv. 728; (1908-1908) Liv. 729; (1908-1909) Liv. 730; (1909-1909) Liv. 731; (1909-1909) Liv. 732; (1909-1909) Liv. 733; (1910-1910) Liv. 734; (1910-1910) Liv. 735; (1910-1911) Liv. 736.

Características físicas y requisitos técnicos

Instrumentos de descripción

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Descripciones relacionadas

Área de notas

Alternative identifier(s)

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Puntos de acceso por autoridad

Área de control de la descripción

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Borrador

Nivel de detalle

Parcial

Fechas de creación revisión eliminación

2019-05-03

Idioma(s)

  • portugués

Escritura(s)

Fuentes

Nota del archivista

Elaborado por Sónia Henrique

Área de Ingreso

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