Arquivistica Histórica

Série IGFU/004 - Correspondência recebida

Código de referência

PT AHU SEMU/DGU/IGFU/004

Título

Correspondência recebida

Data(s)

  • 1902-1910 (Produção)

Nível de descrição

Série

Dimensão e suporte

23 livros, papel

Área de contextualização

Nome do produtor

Inspeção-Geral da Fazenda do Ultramar (1900-1910)

História administrativa

O decreto de 14 de setembro de 1900 criou na Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar a Inspeção-Geral da Fazenda do Ultramar. Esta tinha como atribuições, conforme ao mesmo decreto, o equilíbrio do orçamento, fundamentando-se o seu surgimento na crença de que se justificavam as medidas que procurassem colocar as despesas ultramarinas dentro de limites. O quadro de pessoal desta contava com os disponíveis da 2ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar e os funcionários da fazenda ultramarina. A missão do organismo passava pela criação regular de orçamentos contidos nas disposições legais, a organização e publicação das contas, o conhecimento exato das verbas orçamentais, o que intencionalmente contribuiria para uma redução das despesas ultramarinas. A Inspeção dividia-se em três secções responsabilizando-se cada secção pela fazenda das províncias ultramarinas: a primeira secção destinava-se a Angola, a São Tomé e Príncipe e à Guiné, a segunda a Moçambique, e a terceira à Índia, a Cabo-Verde e a Macau e Timor. Pelo decreto de 3 de outubro de 1901 foi criada uma secção especial para as contas do Ultramar.

Entidade detentora

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Registo da correspondência recebida na Inspeção-Geral da Fazenda do Ultramar. Esta correspondência era remetida por diversas autoridades em funções nas províncias ultramarinas, a saber: os Inspetores da Fazenda, os Secretários da Fazenda, os Chefes de Repartição da Fazenda e os Governadores-gerais. Os assuntos eram vários abrangendo a esfera de competências da Inspeção, principalmente: orçamentos, organização e publicação das contas, e verbas orçamentais.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português

Script do material

Cota(s)

(1902-1902) Liv. 714; (1903-1903) Liv. 715; (1903-1903) Liv. 718; (1904-1904) Liv. 719; (1904-1904) Liv. 716; (1905-1905) Liv. 717; (1905-1905) Liv. 720; (1905-1905) Liv. 721; (1906-1906) Liv. 722; (1906-1906) Liv. 723; (1906-1906) Liv. 724; (1906-1907) Liv. 725; (1907-1907) Liv. 726; (1907-1907) Liv. 727; (1907-1908) Liv. 728; (1908-1908) Liv. 729; (1908-1909) Liv. 730; (1909-1909) Liv. 731; (1909-1909) Liv. 732; (1909-1909) Liv. 733; (1910-1910) Liv. 734; (1910-1910) Liv. 735; (1910-1911) Liv. 736.

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Related descriptions

Zona de notas

Identificadores alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso - assunto

Pontos de acesso - lugares

Ponto de acesso - nome

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação, revisão, eliminação

2019-05-03

Idioma(s)

  • português

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Elaborado por Sónia Henrique

Zona da incorporação

Related subjects

Pessoas e outras entidades relacionadas

Related places