Arquivistica Histórica

Série C.3/SPU/001 - Correspondência expedida pelo Serviço Postal Ultramarino

Código de referência

PT AHU SEMU/DGU/C.3/SPU/001

Título

Correspondência expedida pelo Serviço Postal Ultramarino

Data(s)

  • 1886-1910 (Produção)

Nível de descrição

Série

Dimensão e suporte

104 livros, papel

Área de contextualização

Nome do produtor

3ª Secção da 3ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar (1892-1910)

História administrativa

A Direção-Geral do Ultramar surgiu da organização da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar dada pelo decreto de 25 de maio de 1838. A Secretaria de Estado teve o seu primeiro regulamento formal dado pelo decreto de 15 de fevereiro de 1843, um diploma que veio subdividir em repartições as duas secções da Secretaria de Estado passando a Secção do Ultramar a ser composta por quatro repartições debaixo de um critério geográfico, a saber: a 1ª Repartição para tratamento dos assuntos do Estado da Índia, Macau, Timor e Solor, a 2ª Repartição para tratamento dos assuntos de Angola, a 3ª Repartição para tratamento dos assuntos de Moçambique, e a 4ª Repartição para tratamento dos assuntos de Cabo Verde, da Guiné e São Tomé e Príncipe. Mais tarde, o decreto de 6 de setembro de 1859 tornou a regular a Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar alterando as funções desta repartição que se passou a ocupar da administração política, geral e local das províncias ultramarinas. No decurso da segunda metade de XIX outros foram os diplomas que alteraram a estrutura e funcionalismo da Direção-Geral do Ultramar: o decreto de 29 de dezembro de 1868, o decreto de 1 de dezembro de 1869 e o decreto de 19 de setembro de 1878. O último reorganizou em seis repartições a Direção-Geral do Ultramar estrutura que se manteve, no essencial, até à República. Em 1892, o decreto de 20 de agosto reorganizou o serviço de obras públicas, criando quatro secções na repartição de obras públicas da Direção-Geral do Ultramar.

Entidade detentora

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Registo da correspondência expedida pelo Serviço Postal Ultramarino a autoridades diversas no Reino e no Ultramar. A correspondência registava como autoridades as Juntas da Fazenda nas províncias ultramarinas, os Governadores-gerais e a Repartição de contabilidade do Ultramar. Os assuntos tratados compreendiam a requisição de estampilhas fiscais e de selos postais, o envio de legislação, a permutação de fundos, os pedidos de licenças e as malas de correio.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Cota(s)

(1886-1886) Liv. 438; (1886-1886) Liv. 431; (1887-1887) Liv. 439; (1887-1887) Liv. 440; (1887-1887) Liv. 441; (1887-1887) Liv. 442; (1887-1887) Liv. 432; (1888-1888) Liv. 443; (1888-1888) Liv. 444; (1888-1888) Liv. 445; (1888-1888) Liv. 446; (1888-1888) Liv. 433; (1889-1889) Liv. 447; (1889-1889) Liv. 448; (1889-1889) Liv. 449; (1889-1889) Liv. 450; (1889-1889) Liv. 434; (1890-1890) Liv. 451; (1890-1890) Liv. 452; (1890-1890) Liv. 453; (1890-1890) Liv. 454; (1890-1890) Liv. 435; (1891-1891) Liv. 455; (1891-1891) Liv. 456; (1891-1891) Liv. 457; (1891-1891) Liv. 458; (1891-1891) Liv. 436; (1892-1892) Liv. 459; (1892-1892) Liv. 460; (1892-1892) Liv. 461; (1892-1892) Liv. 462; (1892-1892) Liv. 437; (1893-1893) Liv. 463; (1893-1893) Liv. 464; (1893-1893) Liv. 465; (1893-1893) Liv. 466; (1894-1894) Liv. 467; (1894-1894) Liv. 468; (1894-1894) Liv. 469; (1894-1894) Liv. 470; (1895-1895) Liv. 471; (1895-1895) Liv. 472; (1895-1895) Liv. 473; (1895-1895) Liv. 474; (1896-1896) Liv. 475; (1896-1896) Liv. 476; (1896-1896) Liv. 477; (1896-1896) Liv. 478; (1897-1897) Liv. 479; (1897-1897) Liv. 480; (1897-1897) Liv. 481; (1897-1897) Liv. 482; (1898-1898) Liv. 574; (1898-1898) Liv. 575; (1898-1898) Liv. 576; (1898-1898) Liv. 577; (1899-1899) Liv. 578; (1899-1899) Liv. 579; (1899-1899) Liv. 580; (1899-1899) Liv. 581; (1900-1900) Liv. 582; (1900-1900) Liv. 583; (1900-1900) Liv. 584; (1900-1900) Liv. 585; (1901-1901) Liv. 586; (1901-1901) Liv. 587; (1901-1901) Liv. 588; (1901-1901) Liv. 589; (1902-1902) Liv. 590; (1902-1902) Liv. 591; (1902-1902) Liv. 592; (1902-1902) Liv. 593; (1903-1903) Liv. 594; (1903-1903) Liv. 595; (1903-1903) Liv. 596; (1903-1903) Liv. 597; (1904-1904) Liv. 598; (1904-1904) Liv. 599; (1904-1904) Liv. 600; (1904-1904) Liv. 601; (1905-1905) Liv. 602; (1905-1905) Liv. 603; (1905-1905) Liv. 604; (1905-1905) Liv. 605; (1906-1906) Liv. 606; (1906-1906) Liv. 607; (1906-1906) Liv. 608; (1906-1906) Liv. 609; (1907-1907) Liv. 610; (1907-1907) Liv. 611; (1907-1907) Liv. 612; (1907-1907) Liv. 613; (1908-1908) Liv. 614; (1908-1908) Liv. 615; (1908-1908) Liv. 616; (1908-1908) Liv. 617; (1909-1909) Liv. 618; (1909-1909) Liv. 619; (1909-1909) Liv. 620; (1909-1909) Liv. 621; (1910-1910) Liv. 622; (1910-1910) Liv. 623; (1910-1910) Liv. 624; (1910-1910) Liv. 625.

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

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Zona de notas

Identificadores alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso - assunto

Pontos de acesso - lugares

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação, revisão, eliminação

2019-05-02

Idioma(s)

  • português

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Elaborado por Sónia Henrique

Zona da incorporação

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