Arquivos Históricos

Subsecção SSC 07.02 - Lourenço de Lima Brito Nogueira

Código de referencia

PT/LVBNTS/ LVBNTS/SC 07/SSC 07.02

Título

Lourenço de Lima Brito Nogueira

Fecha(s)

  • 1580-1649 (Creación)

Nivel de descripción

Subsecção

Volumen y soporte

Informação não disponível

Área de contexto

Nombre del productor

Lima Brito Nogueira. Família, viscondes de Vila Nova de Cerveira (flor. 1579-1586) (flor. 1579-1586)

Historia biográfica

A família Lima Brito Nogueira dá continuidade às famílias/Casas Brito Nogueira e Lima na pessoa de D. Lourenço Brito Nogueira. Este sucedeu a seu avô no título de visconde de Vila Nova de Cerveira e nos bens da Coroa de que este fora donatário, em 1579, assim como sucedeu a seu pai, Luís de Brito Nogueira, na sua Casa e na administração dos morgadios de S. Lourenço de Lisboa e de Santo Estêvão de Beja, em 1586. A D. Lourenço sucedeu o seu filho D. Diogo de Brito Nogueira no título, em 1646, e nos bens da Coroa e em alguns vínculos da Casa, em 1649.
Esta família/Casa teve continuidade até ao século XIX, embora tenha recebido ao longo do tempo mais apelidos, como o de Vasconcelos e o de Teles da Silva, por meio das alianças matrimoniais estabelecidas. Do mesmo modo, o seu chefe foi elevado,em 1790, ao título de marquês de Ponte de Lima.
Considera-se que a família com os apelidos Lima Brito Nogueira até ao falecimento de D. Diogo de Lima Brito Nogueira em 1686. Na geração seguinte, o sucessor passa a usar igualmente o apelido Vasconcelos, associado aos vínculos que herdou por via materna.

Nombre del productor

Lima, Lourenço de (flor. 1578-1649) (flor. 1578-1649)

Historia biográfica

Filho de Luís de Brito Nogueira e de Inês de Lima. D. Lourenço recebeu o título de visconde de Vila Nova de Cerveira e sucedeu a seu avô, D. Francisco de Lima, num conjunto de bens e direitos da Coroa situados na região minhota, tendo recebido um alvará de lembrança do cardeal-rei, já depois a morte do avô e de sua mãe, a 3 de dezembro de 1579. Foram para isso tidos em consideração os muitos serviços que os viscondes haviam prestado aos reis, assim como também prestou o seu pai, Luís de Brito, em África, onde ficou cativo na batalha de Alcácer Quibir. Filipe I confirmou-lhe, mais tarde, essas mercês, a 7 de janeiro de 1583, caso tomasse como esposa alguém que lhe agradasse. Numa apostila de 4 de setembro de 1591, estando já casado com Luísa de Távora, filha de Luís de Alcáçova Carneiro, obteve nova confirmação real e foi obrigado a adotar o apelido de Lima em primeiro lugar. Sucedeu a seu pai na administração de morgadios dos Nogueiras e no de Santo Estêvão de Beja. Em 1623, recebeu as honras de conde no seu título, por mercê de Filipe IV. Foi membro do Conselho de D. João IV. Fez o seu testamento em 1635 e, em 1646, renunciou ao título de visconde de Vila Nova de Cerveira em seu filho, D. Diogo de Lima. Faleceu em maio de 1649 .

Historia archivística

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Contém documentação que terá sido produzida e/ ou recebida por Lourenço de Lima, sendo solteiro e viúvo. Inclui a documentação de administradores da Casa produzida neste período.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Condiciones

Idioma del material

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

Instrumentos de descripción

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Descripciones relacionadas

Área de notas

Notas

Nota ao elemento de informação “código de referência”: o código de referência é atribuído e não corresponde ao código que os documentos têm na sua entidade detentora. Para a sua recuperação, é necessário recorrer à cota indicada na descrição.

Notas

Nota ao elemento de informação “âmbito e conteúdo”: a documentação desta subsecção ainda não se encontra descrita até ao nível do documento.

Alternative identifier(s)

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Área de control de la descripción

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

Reglas y/o convenciones usadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Estado de elaboración

Borrador

Nivel de detalle

Parcial

Fechas de creación revisión eliminación

2023-09-18

Idioma(s)

Escritura(s)

Fuentes

Nota del archivista

Criado por Filipa Lopes.

Área de Ingreso

Materias relacionadas

Lugares relacionados