Lima, Lourenço de (flor. 1578-1649)

Lima, Lourenço de (flor. 1578-1649)

• Nogueira, Lourenço de Lima Brito
  • Lima, Lourenço de Brito Nogueira

flor. 1578-1649

Filho de Luís de Brito Nogueira e de Inês de Lima. D. Lourenço recebeu o título de visconde de Vila Nova de Cerveira e sucedeu a seu avô, D. Francisco de Lima, num conjunto de bens e direitos da Coroa situados na região minhota, tendo recebido um alvará de lembrança do cardeal-rei, já depois a morte do avô e de sua mãe, a 3 de dezembro de 1579. Foram para isso tidos em consideração os muitos serviços que os viscondes haviam prestado aos reis, assim como também prestou o seu pai, Luís de Brito, em África, onde ficou cativo na batalha de Alcácer Quibir. Filipe I confirmou-lhe, mais tarde, essas mercês, a 7 de janeiro de 1583, caso tomasse como esposa alguém que lhe agradasse. Numa apostila de 4 de setembro de 1591, estando já casado com Luísa de Távora, filha de Luís de Alcáçova Carneiro, obteve nova confirmação real e foi obrigado a adotar o apelido de Lima em primeiro lugar. Sucedeu a seu pai na administração de morgadios dos Nogueiras e no de Santo Estêvão de Beja. Em 1623, recebeu as honras de conde no seu título, por mercê de Filipe IV. Foi membro do Conselho de D. João IV. Fez o seu testamento em 1635 e, em 1646, renunciou ao título de visconde de Vila Nova de Cerveira em seu filho, D. Diogo de Lima. Faleceu em maio de 1649 .

Távora, Luísa de (flor. 1586-1615) (flor. 1586-1615)

marido/esposa

Lima Brito Nogueira. Família, viscondes de Vila Nova de Cerveira (flor. 1579-1586) (flor. 1579-1586)

Lima, Beatriz de (flor. 1582-1596) (flor. 1582-1596)

irmão/irmã

2023-09-18

ANTT, Chancelaria de D. Filipe III, lv. 1, f. 182; BA, 54-XIII-7, n.º 139; BA, 54-XIII-21, n.º 10; VNC, cx. 54, n.º 22; VNC, cx. 63, n.º 1, f. 1; VNC, cx. 29, n.º 1.
FREIRE, A. Braamcamp – Brasões da Sala de Sintra. 2.a ed. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1930. Vol. 3, p. 90.

Criado por Filipa Lopes