Arquivistica Histórica

URL

área de descrição

História

A Família Lima Vasconcelos Brito Nogueira Teles da Silva, viscondes de Vila Nova de Cerveira e marqueses de Ponte de Lima, foi, no passado, a entidade detentora do Sistema Lima Vasconcelos Brito Nogueira Teles da Silva. O sistema ou arquivo que aqui se descreve resultou de uma reconstituição da documentação que pertenceu ao arquivo organizacional dos viscondes de Vila Nova de Cerveira e marqueses de Ponte de Lima e que se dispersou a partir do século XIX. Hoje encontra-se em várias coleções e arquivos, públicos e privados, por isso, os documentos mapeados têm diferentes entidades detentoras.
Desta forma, reúne-se virtualmente documentação que se encontra em:

• ADB – Arquivo Distrital de Braga;
  • AMPTL – Arquivo Municipal de Ponte de Lima (PT/MPTL/VVNC/0001);
  • AMVCT – Arquivo Municipal de Viana do Castelo, no Arquivo Pessoal Luís de Figueiredo da Guerra;
  • Arquivo da Casa da Cêpa, privado;
  • BGUC – Biblioteca Geral de Universidade de Coimbra, tendo pertencido à Coleção de Monsenhor Santos Farinha;
  • Biblioteca da Escola Secundária de Santa Maria Maior, na Coleção Júlio de Lemos;
  • BMNARQ – Biblioteca do Museu Nacional de Arqueologia, na Coleção de Leite de Vasconcelos;
  • Coleção de Jorge de Brito e Abreu, privada;
  • VNC – Arquivo privado na posse do Eng.º Vasconcellos e Souza, que foi tratado arquivisticamente no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, entre 2000 e 2011, estando a sua descrição disponível em linha: https://digitarq.arquivos.pt/details?id=4343878 (PT/TT/VNC).

contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

estrutura administrativa

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Acervo

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

área de acesso

horário de funcionamento

Condição de acesso e uso

As condições de acesso a cada um dos documentos descritos devem ser averiguadas junto das instituições detentoras dos arquivos e coleções em que estão atualmente integrados. Na descrição arquivística dos documentos é indicada a entidade detentora e, quando existe, a respetiva cota.

área de serviços

serviços de pesquisa

serviços de reprodução

Áreas públicas

área de controle

Identificador da descrição

identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS - ISDIAH: Norma Internacional para Descrição de Instituições de Acervo Arquivístico. Trad. Comitê de Boas Práticas e Normas. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2009, 88 p.

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Parcial

Datas das descrições (criação, revisão e eliminação)

2023-08-31

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

Lopes, Filipa - História(s) de uma Casa e de um arquivo: os Viscondes de Vila Nova de Cerveira, da ascensão à consolidação institucional (séculos XIV-XVII). Lisboa: FCSH-UNL, École nationale des chartes, 2023. Tese de doutoramento.

Notas de manutenção

Criado por Filipa Lopes.