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Series CU/ 002 - Correspondência expedida ao Ministério a autoridades diversas

Reference code

PT AHU SEMU/DGU/CU/ 002

Title

Correspondência expedida ao Ministério a autoridades diversas

Date(s)

  • 1851-1869 (Creation)

Level of description

Series

Extent and medium

2 livros, papel

Context area

Name of creator

Conselho Ultramarino (1851-1868)

Administrative history

O triunfo do movimento da Regeneração restabeleceu de novo um tribunal para os negócios do Ultramar e com a mesma designação que aquele organismo conhecera em setecentos: Conselho Ultramarino. A primeira fase daquele organismo-chave para os negócios do Ultramar decorreu entre 1643-1833. A segunda iniciou-se em 1851 através do decreto de 23 de setembro desse ano. Contudo, esta segunda fase trouxe uma alteração significativa ao organismo. As matérias sobre as quais o Conselho deveria ser ouvido respeitavam a: interposição de regulamentos ou decretos de administração, propostas de lei acerca das colónias que tinham de ser apresentadas ao corpo legislativo, conflitos de jurisdição e competência entre quaisquer autoridades antes de serem submetidos à decisão de Conselho de Estado, recursos a interpor das decisões administrativas nas colónias em matéria contenciosa, concessão de mercês por serviços prestados no Ultramar, e sobre os negócios que deviam ser submetidos ao seu exame. Uma das novidades introduzidas após a análise do que havia levado à sua extinção de 1833 foi a alteração da sua estrutura orgânica. Assim, o Conselho Ultramarino ficou subdividido em sete secções: Governação e Administração Geral, Justiça, Cultos e Instrução, Indústria, Fazenda, Guerra e Marinha, e Chancelaria. Os sete vogais efetivos eram distribuídos por cada secção de modo a ficar cada relator numa. Além destes vogais a estrutura orgânica do Conselho Ultramarino restaurado compreendia o Presidente, o Vice-presidente, seis vogais extraordinários (recrutados entre políticos e militares de reconhecida competência ultramarina), os respetivos Chefes de Repartição e um Secretário, sendo estes funcionários recrutados de outras repartições de outras Secretarias de Estado. Os assuntos eram examinados por três Conselheiros, e os pareceres convertidos em consultas, provisões ou portarias conforme os casos.
Tanto o Ministro da Marinha e Ultramar como outro qualquer membro do Governo poderiam ouvir e tomar parte nas sessões. O decreto de 29 de dezembro de 1852 deu regimento ao Conselho Ultramarino. Contudo, de 1859 em diante assistiu-se ao decréscimo da atividade do Conselho Ultramarino, e no final do ano de 1866, à promulgação do diploma que aprovava o novo regimento do Conselho Ultramarino como Tribunal de Contas. No ano de 1868 o Conselho conheceu extinção.

Archival history

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Scope and content

Registo da correspondência expedida pelo Conselho Ultramarino a autoridades diversas, a saber: aos conselheiros do Conselho Ultramarino, ao Procurador-geral da Coroa, ao Ministro do Reino, ao Redator do Boletim e Annaes do Conselho Ultramarino, ao Diretor da Alfândega Grande de Lisboa, ao Major-General da Armada, aos Secretários do governo nas províncias ultramarinas, entre outras. Os assuntos compreendiam pedidos de informação para que pudessem ser feitas as consultas.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

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Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

  • Portuguese

Script of material

Language and script notes

(1851-1859) Liv. 601; (1860-1868) Liv. 602.

Physical characteristics and technical requirements

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Status

Draft

Level of detail

Partial

Dates of creation revision deletion

2019-05-03

Language(s)

  • Portuguese

Script(s)

Sources

Archivist's note

Elaborado por Sónia Henrique

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