Arquivistica Histórica

Série C/010 - Correspondência recebida

Código de referência

PT AHU SEMU/DGU/C/010

Título

Correspondência recebida

Data(s)

  • 1879-1910 (Produção)

Nível de descrição

Série

Dimensão e suporte

31 livros, papel

Área de contextualização

Nome do produtor

3ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar. 1843-1910 (1843-1910)

História administrativa

A Direção-Geral do Ultramar surgiu da organização da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar dada pelo decreto de 25 de maio de 1838. A Secretaria de Estado teve o seu primeiro regulamento formal dado pelo decreto de 15 de fevereiro de 1843, um diploma que veio subdividir em repartições as duas secções da Secretaria de Estado passando a Secção do Ultramar a ser composta por quatro repartições debaixo de um critério geográfico, a saber: a 1ª Repartição para tratamento dos assuntos do Estado da Índia, Macau, Timor e Solor, a 2ª Repartição para tratamento dos assuntos de Angola, a 3ª Repartição para tratamento dos assuntos de Moçambique, e a 4ª Repartição para tratamento dos assuntos de Cabo Verde, da Guiné e São Tomé e Príncipe. Mais tarde, o decreto de 6 de setembro de 1859 tornou a regular a Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar alterando as funções desta repartição que se passou a ocupar da administração política, geral e local das províncias ultramarinas. No decurso da segunda metade de XIX outros foram os diplomas que alteraram a estrutura e funcionalismo da Direção-Geral do Ultramar: o decreto de 29 de dezembro de 1868, o decreto de 1 de dezembro de 1869 e o decreto de 19 de setembro de 1878. O último reorganizou em seis repartições a Direção-Geral do Ultramar estrutura que se manteve, no essencial, até à República.

Entidade detentora

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Registo da correspondência recebida na 3ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar proveniente de várias autoridades tanto do Reino como do Ultramar: o Administrador da Imprensa Nacional, o Administrador-geral das Alfândegas, o Agente financial do Governo português em Londres, o Diretor-geral da Secretaria da Guerra, o Diretor-geral da Tesouraria do Ministério da Fazenda, o Diretor da Alfândega de Lisboa, o Diretor da Companhia Real dos Caminhos-de-Ferro Portugueses, o Diretor dos Serviços de Obras Públicas, e o Diretor do Observatório Astronómico. Os assuntos tratados eram vários compreendidos na esfera de competências da repartição.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português

Script do material

Cota(s)

(1879-1880) Liv. 152; (1880-1882) Liv. 148; (1883-1883) Liv. 153; (1884-1884) Liv. 154; (1885-1885) Liv. 155; (1886-1886) Liv. 156; (1887-1887) Liv. 157; (1888-1888) Liv. 158; (1889-1889) Liv. 159; (1890-1890) Liv. 160; (1891-1891) Liv.161; (1892-1892) Liv. 162; (1892-1896) Liv. 2348; (1893-1893) Liv. 164; (1894-1894) Liv. 165; (1895-1895) Liv. 163; (1896-1896) Liv. 166; (1897-1897) Liv. 167; (1898-1898) Liv. 168; (1899-1899) Liv. 169; (1900-1900) Liv. 170; (1901-1901) Liv. 171; (1902-1902) Liv. 172; (1903-1903) Liv. 173; (1904-1904) Liv. 174; (1905-1905) Liv. 175; (1906-1906) Liv. 176; (1907-1907) Liv. 177; (1908-1908) Liv. 178; (1909-1909) Liv. 179; (1910-1910) Liv. 180.

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

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Zona de notas

Identificadores alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso - assunto

Pontos de acesso - lugares

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação, revisão, eliminação

2019-05-02

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Elaborado por Sónia Henrique

Zona da incorporação

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