Arquivos Históricos

Inspeção-Geral da Fazenda do Ultramar

Zone d'identification

Type d'entité

Collectivité

Forme autorisée du nom

Inspeção-Geral da Fazenda do Ultramar

Forme(s) parallèle(s) du nom

Forme(s) du nom normalisée(s) selon d'autres conventions

Autre(s) forme(s) du nom

Numéro d'immatriculation des collectivités

Zone de description

Dates d'existence

1900-1910

Historique

O decreto de 14 de setembro de 1900 criou na Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar a Inspeção-Geral da Fazenda do Ultramar. Esta tinha como atribuições, conforme ao mesmo decreto, o equilíbrio do orçamento, fundamentando-se o seu surgimento na crença de que se justificavam as medidas que procurassem colocar as despesas ultramarinas dentro de limites. O quadro de pessoal desta contava com os disponíveis da 2ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar e os funcionários da fazenda ultramarina. A missão do organismo passava pela criação regular de orçamentos contidos nas disposições legais, a organização e publicação das contas, o conhecimento exato das verbas orçamentais, o que intencionalmente contribuiria para uma redução das despesas ultramarinas. A Inspeção dividia-se em três secções responsabilizando-se cada secção pela fazenda das províncias ultramarinas: a primeira secção destinava-se a Angola, a São Tomé e Príncipe e à Guiné, a segunda a Moçambique, e a terceira à Índia, a Cabo-Verde e a Macau e Timor. Pelo decreto de 3 de outubro de 1901 foi criada uma secção especial para as contas do Ultramar.

Lieux

Reino e domínios ultramarinos: Cabo Verde, Guiné, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Índia, Macau e Timor.

Statut juridique

Organismo auxiliar da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar.

Fonctions et activités

Funções executivas. Competiam à Inspeção-Geral da Fazenda do Ultramar: a criação de orçamentos, a organização e publicação das contas, e o conhecimento exato das verbas orçamentais.

Textes de référence

Decreto de 14 de setembro de 1900 - Diploma de criação do organismo.

Organisation interne/Généalogie

Decreto de 3 de outubro de 1901 - Regulamento geral da Administração da Fazenda e da Contabilidade Pública nas províncias ultramarinas. Decreto de 13 de agosto de 1902 - Regulamento da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar e respetivas corporações consultivas.

Contexte général

Regime Liberal.

Zone des relations

Entité associée

Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar (1835-1910)

Identifiant de l'entité associée

PT/AHU/SEMU

Type de la relation

hiérarchique

Dates de la relation

1900 - 1910

Description de la relation

Entité associée

Direção-Geral do Ultramar (1838-1910)

Identifiant de l'entité associée

PT/AHU/SEMU/DGU

Type de la relation

d'association

Dates de la relation

1900 - 1910

Description de la relation

Zone du contrôle

Identifiant de la description

PT/AHU/SEMU/IGFU

Identifiant du service responsable de la description

Règles et/ou conventions utilisées

Registo de autoridade elaborado de acordo com Direção-Geral de Arquivos - Programa de normalização de descrição em arquivo, Grupo de trabalho de descrição em arquivo - Orientações para a descrição arquivística: parte 2: autoridades arquivísticas, parte 3: escolha e construção de pontos de acesso normalizados. 2ª v. Lisboa: Direção-Geral de Arquivos, 2007.

Niveau d'élaboration

Ébauche

Niveau de détail

Moyen

Dates de production, de révision et de suppression

2016-11-15

Langue(s)

  • portugais

Écriture(s)

Sources

Notes relatives à la mise à jour de la notice

Elaborado por Sónia Henrique