Arquivistica Histórica

Série F/027 - Correspondência recebida do Reino

Código de referência

PT AHU SEMU/DGU/F/027

Título

Correspondência recebida do Reino

Data(s)

  • 1835-1892 (Produção)

Nível de descrição

Série

Dimensão e suporte

34 livros, papel

Área de contextualização

Nome do produtor

6ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar (1878-1910)

História administrativa

A Direção-Geral do Ultramar surgiu da organização da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar dada pelo decreto de 25 de maio de 1838. A Secretaria de Estado teve o seu primeiro regulamento formal dado pelo decreto de 15 de fevereiro de 1843, um diploma que veio subdividir em repartições as duas secções da Secretaria de Estado passando a Secção do Ultramar a ser composta por quatro repartições debaixo de um critério geográfico, a saber: a 1ª Repartição para tratamento dos assuntos do Estado da Índia, Macau, Timor e Solor, a 2ª Repartição para tratamento dos assuntos de Angola, a 3ª Repartição para tratamento dos assuntos de Moçambique, e a 4ª Repartição para tratamento dos assuntos de Cabo Verde, da Guiné e São Tomé e Príncipe. Mais tarde, o decreto de 6 de setembro de 1859 tornou a regular a Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar alterando as funções desta repartição que se passou a ocupar da administração política, geral e local das províncias ultramarinas. No decurso da segunda metade de XIX outros foram os diplomas que alteraram a estrutura e funcionalismo da Direção-Geral do Ultramar: o decreto de 29 de dezembro de 1868, o decreto de 1 de dezembro de 1869 e o decreto de 19 de setembro de 1878. O último reorganizou em seis repartições a Direção-Geral do Ultramar estrutura que se manteve, no essencial, até à República.

Entidade detentora

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Registo da correspondência recebida na Direção-Geral do Ultramar proveniente de várias autoridades do Reino, governamentais e particulares, a saber: o Contador Geral da Marinha, o Inspetor do Arsenal da Marinha, o Major-General da Armada, o Conselho de Saúde Naval, os Procuradores-gerais da Coroa e da Fazenda, os contratadores, entre outros. Os assuntos abrangiam todas as áreas de influência da Direção-Geral do Ultramar.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português

Script do material

Cota(s)

(1835-1838) Liv. 549; (1839-1840) Liv. 161; (1840-1841) Liv. 275; (1841-1842) Liv. 274; (1841-1843) Liv. 249; (1843-1845) Liv. 250; (1845-1847) Liv. 255; (1847-1850) Liv. 242; (1850-1853) Liv. 332; (1853-1855) Liv. 324; (1855-1857) Liv. 323; (1857-1859) Liv. 331; (1859-1861) Liv. 256; (1861-1863) Liv. 247; (1863-1865) Liv. 248; (1865-1866) Liv. 254; (1866-1868) Liv. 253; (1868-1869) Liv. 252; (1870-1872) Liv. 251; (1874-1876) Liv. 422; (1875-1877) Liv.196; (1877-1878) Liv. 199; (1877-1878) Liv. 423; (1878-1879) Liv. 197; (1879-1881) Liv. 198; (1881-1882) Liv. 175; (1882-1883) Liv. 181; (1883-1885) Liv. 182; (1885-1886) Liv. 172; (1886-1887) Liv. 176; (1887-1889) Liv. 180; (1889-1890) Liv. 179; (1890-1891) Liv. 214; (1891-1892) Liv. 217.

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

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Zona de notas

Identificadores alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso - assunto

Pontos de acesso - lugares

Ponto de acesso - nome

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação, revisão, eliminação

2019-05-03

Idioma(s)

  • português

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Elaborado por Sónia Henrique

Zona da incorporação

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