Arquivos Históricos

Series A.2/002 - Correspondência expedida para autoridades diversas

Reference code

PT AHU SEMU/DGU/A.2/002

Title

Correspondência expedida para autoridades diversas

Date(s)

  • 1897-1907 (Creation)

Level of description

Series

Extent and medium

2 livros, papel

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Name of creator

2ª Secção da 1ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar (1878-1910)

Administrative history

A Direção-Geral do Ultramar surgiu da organização da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar dada pelo decreto de 25 de maio de 1838. A Secretaria de Estado teve o seu primeiro regulamento formal dado pelo decreto de 15 de fevereiro de 1843, um diploma que veio subdividir em repartições as duas secções da Secretaria de Estado passando a Secção do Ultramar a ser composta por quatro repartições debaixo de um critério geográfico, a saber: a 1ª Repartição para tratamento dos assuntos do Estado da Índia, Macau, Timor e Solor, a 2ª Repartição para tratamento dos assuntos de Angola, a 3ª Repartição para tratamento dos assuntos de Moçambique, e a 4ª Repartição para tratamento dos assuntos de Cabo Verde, da Guiné e São Tomé e Príncipe. Mais tarde, o decreto de 6 de setembro de 1859 tornou a regular a Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar alterando as funções desta repartição que se passou a ocupar da administração política, geral e local das províncias ultramarinas. No decurso da segunda metade de XIX outros foram os diplomas que alteraram a estrutura e funcionalismo da Direção-Geral do Ultramar: o decreto de 29 de dezembro de 1868, o decreto de 1 de dezembro de 1869 e o decreto de 19 de setembro de 1878. O último reorganizou em seis repartições a Direção-Geral do Ultramar estrutura que se manteve, no essencial, até à República. E foi este diploma que criou a 2ª Secção da 1ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar.

Archival history

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Scope and content

Registo da correspondência expedida pela 2ª Secção da 1ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar a várias autoridades tanto no Reino como no Ultramar. Os assuntos tratados compreendiam a esfera de competências daquela secção, a saber: a administração eclesiástica e missões, administração judicial e o expediente do Conselho Superior da Magistratura Judicial.

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Language and script notes

(1897-1901) Liv. 225; (1902-1907) Liv. 226.

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Status

Draft

Level of detail

Partial

Dates of creation revision deletion

2019-05-01

Language(s)

  • Portuguese

Script(s)

Sources

Archivist's note

Elaborado por Sónia Henrique

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