Documento simples 04 - [Carta pela qual D. João I nomeia Fernão Eanes de Lima como coudel nas suas terras e julgados de Fraião, Coura, São Martinho, Santo Estêvão, Geraz e Valdevez]

Código de referência

PT/LVBNTS/ LVBNTS/SC 06/SS 02/SC 01/SSC 01.01/04

Título

Data(s)

• 1398-12-30 (Produção)

Nível de descrição

Documento simples

Dimensão e suporte

1 doc.; perg.

Área de contextualização

Nome do produtor

Lima, Fernão Eanes de (flor. 1371-1411) (flor. 1371-1411)

História biográfica

Fidalgo de origem galega, filho de Álvaro Rodrigues de Lima e Inês Fernandes de Sotomaior. Apoiou D. João I na guerra contra Castela, nomeadamente no cerco a Tui em 1398. Recebeu a doação de toda a terra de Valdevez, com jurisdição mero e misto império, de juro e herdade, a 23 de maio de 1398. A 24 de junho desse ano, D. João I doou-lhe todos os direitos e rendas devidos à Coroa pela terra de Valdevez e casa de Giela com as suas pertenças. A 30 de dezembro de 1398, foi nomeado coudel nas terras e julgados de Fraião, Coura, São Martinho, Santo Estêvão, Geraz e Valdevez. No ano seguinte, a 2 de janeiro, este recebeu a jurisdição destas terras de juro e herdade, que lhe foram confirmadas a 11 de dezembro de 1405. Foi sepultado no mosteiro de Fiães (atual concelho de Melgaço) de acordo com a vontade que deixou expressa no seu codicilo feito a 1 de fevereiro de 1411. Faleceu antes de 8 de dezembro de 1416. Foi casado com D. Teresa da Silva, pertencente à linhagem dos Silva.

Nome do produtor

Lima. Família (flor. 1371-1476) (flor. 1371-1476)

História biográfica

Fernão Eanes de Lima, pertencente à linhagem ou grupo parental dos Limas, originário da Galiza, fixou-se no reino português, no final do século XIV, tendo sido compensado pelo apoio prestado a D. João I com um conjunto de bens e jurisdições na região minhota. Contraiu matrimónio com uma senhora linhagem dos Silva, D. Teresa da Silva, e assegurou a transmissão dos bens que recebeu de juro e herdade a seu filho Álvaro Rodrigues de Lima, que faleceu antes de 1429, sem descendência. Sucedeu-lhe o irmão, Leonel de Lima, que recebeu o título de visconde de Vila Nova de Cerveira, em 1476. A continuidade desta família/Casa foi assegurada pela transmissão do título e de mais bens da Coroa nos quais foram sucedendo os primogénitos varões até à morte do visconde D. Francisco de Lima, em 1578.

História do arquivo

O documento está depositado no Arquivo Distrital de Braga e terá pertencido à coleção de Manuel de Oliveira (conhecida como Fundo Barca Oliveira). Depois da venda do Paço que os marqueses de Ponte de Lima possuíam em Ponte de Lima, em 1868, as irmãs de um dos proprietários ofereceram, nos inícios do século XX, a documentação que se encontrava no edifício ao médico e bibliófilo Manuel de Oliveira. Depois de este ter falecido, em 1918, a sua coleção foi vendida à Câmara Municipal de Braga e, mais tarde, por permuta, passou para a Biblioteca Pública Municipal de Braga, provavelmente em 1926. Após a transferência da Biblioteca e do Arquivo do antigo Convento dos Congregados do Oratório para o Paço dos Arcebispos em 1934, deu-se a separação informal dos impressos (a cargo da primeira) e dos manuscritos (responsabilidade da segunda), que se tornou definitiva em 1974 com a cisão das duas instituições e a sua incorporação na recém-criada Universidade do Minho. Os manuscritos pertencentes aos marqueses de Ponte de Lima ficaram no Arquivo Distrital de Braga.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

D. João I nomeia Fernão Eanes de Lima, seu vassalo e senhor das terras de Fraião, Coura, São Martinho, Santo Estêvão, Geraz e Valdevez, para exercer o cargo de coudel dessas terras, julgados e de seus termos.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Cota(s)

ADB/ I-22-C-1-1-2

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Related descriptions

Zona de notas

Nota

Nota ao elemento de informação “código de referência”: o código de referência é atribuído e não corresponde ao código que os documentos têm na sua entidade detentora. Para a sua recuperação, é necessário recorrer à cota indicada na descrição.

Nota

Nota ao elemento de informação “Data(s)”: era de César de 1436, convertida para era cristã.

Identificadores alternativos

Pontos de acesso - assunto

Pontos de acesso - lugares

Ponto de acesso - nome

Zona do controlo da descrição

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.

Datas de criação, revisão, eliminação

2023-09-14

Para a história custodial: Lopes, Filipa - História(s) de uma Casa e de um arquivo: os Viscondes de Vila Nova de Cerveira, da ascensão à consolidação institucional (séculos XIV-XVII). Lisboa: FCSH-UNL, École nationale des chartes, 2023. Tese de doutoramento, subcapítulo 5.1.

Nota do arquivista

Criado por Filipa Lopes.

Zona da incorporação

Related subjects