Arquivos Históricos

3ª Secção da 3ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar

Área de identidad

Tipo de entidad

Entidad colectiva

Forma autorizada del nombre

3ª Secção da 3ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar

Forma(s) paralela(s) de nombre

Forma(s) normalizada del nombre, de acuerdo a otras reglas

Otra(s) forma(s) de nombre

Identificadores para instituciones

Área de descripción

Fechas de existencia

1892-1910

Historia

A Direção-Geral do Ultramar surgiu da organização da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar dada pelo decreto de 25 de maio de 1838. A Secretaria de Estado teve o seu primeiro regulamento formal dado pelo decreto de 15 de fevereiro de 1843, um diploma que veio subdividir em repartições as duas secções da Secretaria de Estado passando a Secção do Ultramar a ser composta por quatro repartições debaixo de um critério geográfico, a saber: a 1ª Repartição para tratamento dos assuntos do Estado da Índia, Macau, Timor e Solor, a 2ª Repartição para tratamento dos assuntos de Angola, a 3ª Repartição para tratamento dos assuntos de Moçambique, e a 4ª Repartição para tratamento dos assuntos de Cabo Verde, da Guiné e São Tomé e Príncipe. Mais tarde, o decreto de 6 de setembro de 1859 tornou a regular a Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar alterando as funções desta repartição que se passou a ocupar da administração política, geral e local das províncias ultramarinas. No decurso da segunda metade de XIX outros foram os diplomas que alteraram a estrutura e funcionalismo da Direção-Geral do Ultramar: o decreto de 29 de dezembro de 1868, o decreto de 1 de dezembro de 1869 e o decreto de 19 de setembro de 1878. O último reorganizou em seis repartições a Direção-Geral do Ultramar estrutura que se manteve, no essencial, até à República. Em 1892, o decreto de 20 de agosto reorganizou o serviço de obras públicas, criando quatro secções na repartição de obras públicas da Direção-Geral do Ultramar.

Lugares

Reino e domínios ultramarinos: Cabo Verde, Guiné, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Índia, Macau e Timor.

Estatuto jurídico

Secção de Repartição.

Funciones, ocupaciones y actividades

Funções executivas. Incumbia à 3ª Secção da 3ª Repartição os correios ultramarinos, a correspondência e as contas com os correios estrangeiros, a indústria fabril, os pesos e medidas. (art. 2º, decreto de 20 de agosto de 1892 - Plano de organização dos serviços da obras públicas, comércio e indústria na Direção-Geral do Ultramar e nas províncias ultramarinas).

Mandatos/fuentes de autoridad

Decreto de 19 de dezembro de 1892 e decreto de 13 de agosto de 1902.

Estructura/genealogía interna

Regulamentos da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar e disposições legais em vigor para a Direção-Geral do Ultramar.

Contexto general

Regime Liberal.

Área de relaciones

Entidad relacionada

Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar (1835-1910)

Identificador de la entidad relacionada

PT/AHU/SEMU

Categoría de la relación

jerárquica

Fechas de la relación

1892 - 1910

Descripción de la relación

Entidad relacionada

Direção-Geral do Ultramar (1838-1910)

Identificador de la entidad relacionada

PT/AHU/SEMU/DGU

Categoría de la relación

jerárquica

Fechas de la relación

1892 - 1910

Descripción de la relación

Entidad relacionada

3ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar. 1843-1910 (1843-1910)

Identificador de la entidad relacionada

PT/AHU/SEMU/DGU/C

Categoría de la relación

jerárquica

Fechas de la relación

1892 - 1910

Descripción de la relación

Entidad relacionada

1ª Secção da 3ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar (1878-1910)

Identificador de la entidad relacionada

PT/AHU/SEMU/DGU/C.1

Categoría de la relación

asociativa

Fechas de la relación

1892 - 1910

Descripción de la relación

Área de control

Identificador de la descripción

PT/AHU/SEMU/DGU/C.3

Identificador de la institución

Reglas y/o convenciones usadas

Registo de autoridade elaborado de acordo com Direção-Geral de Arquivos - Programa de normalização de descrição em arquivo, Grupo de trabalho de descrição em arquivo - Orientações para a descrição arquivística: parte 2: autoridades arquivísticas, parte 3: escolha e construção de pontos de acesso normalizados. 2ª v. Lisboa: Direção-Geral de Arquivos, 2007.

Estado de elaboración

Borrador

Nivel de detalle

Parcial

Fechas de creación, revisión o eliminación

2016-11-16

Idioma(s)

  • portugués

Escritura(s)

Fuentes

Notas de mantención

Elaborado por Sónia Henrique