Documento simples 02 - Tombo dos Maninhos da Vila da Covilhã

Um livro; papel

Área de contextualização

Nome do produtor

Figueiredo, Jorge de (flor. c. 1595 - m. [c. 26-10-] 1645) (flor c. 1595- m. [c. 26-10-]-1645)

Nome do produtor

Figueiredo. Família (1499-1655) (1499-1655)

Nome do produtor

Sousa, Maria Brandão de (m. 1608)

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Livro com o tombo de todas as propriedades que faziam parte da donataria dos terrenos Maninhos da Vila da Covilhã, que havia sido de Brás Afonso Correia e cuja mercê foi renovada nos seus descendentes.
Os bens de donatários da Coroa, Ordens Militares e Monásticas, Cabidos, Mitras, confrarias, colegiadas, hospitais, universidades, priorados comendas e bens eclesiásticos dos quais do rei era protector ou senhor e administrador eram tombados por decreto especial. Os tombos eram feitos por juízes do tombo por provisão do desembargo do Paço, e a sua elaboração tinha de ser requerida pelos administradores desses bens, quando o rei não o fazia e, nesse caso, era necessário explicar a necessidade e utilidade do mesmo tombo. As razões para tombar propriedades da coroa, podiam prender-se com a necessidade de conhecer e estabelecer limites territoriais, renovações de vidas, novos emprazamentos, melhoramentos de administração de contas, entre outros. A autorização para repetir o tombo destas terras teria de ser concedida pelo rei. O tombo das terras maninhas da Covilhã terá sido necessário sobretudo por haver muitas resistências locais de que há notícias desde 1539: em 13 de Julho de 1539 havia uma queixa por causa do tombo desta donataria: “Carta da Câmara da Covilhã a D. João III sobre o tombo que fazia dos maninhos da dita vila o licenciado Domingos Gil, de que muitas pessoas se agravaram . Jorge de Figueiredo, ao herdar estes bens, iniciou um processo de clarificação que passou pela produção de documentos como a necessária provisão passada em 1604, mas também róis de moradores “e vários termos" ,, bem como pela elaboração de dois tombos: o da presente descrição neste mesmo ano de 1605 e um outro de 1646 . No entanto a contestação ao pagamento destes direitos, implicou que a sua recolha nunca tenha sido fácil e os tumultos contra este tipo de escrutínio foram cada vez mais frequentes. A provisão, passada em 1604 antecedeu a produção do tombo que se fez em 1605. Este surge numa descrição do tombo de 1722 como sendo “hum livro com huma uma cópia”. Esta cópia já não foi descrita no tombo de 1807.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Cota(s)

ACBL, cx.37, nº1

Características físicas e requisitos técnicos

Documento em mau estado de conservação.

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Zona de notas

Identificadores alternativos

Pontos de acesso - assunto

Pontos de acesso - lugares

Zona do controlo da descrição

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.

Datas de criação, revisão, eliminação

2015-02-25; 2015-06-05; 2017-04-10

ANTT, Corpo Cronológico, Parte I, mç. 65, n.º 14.

Nota do arquivista

Criado por Maria João da Câmara

Zona da incorporação

Related subjects