Arquivos Históricos

Subsistema SS 06 - Salema I

Code de référence

PT/TT/ SGLS/SS 06

Intitulé

Salema I

Date(s)

  • 1450-1 (Production)

Niveau de description

Subsistema

Importance matérielle et support

70 docs.; papel e pergaminho

Zone du contexte

Nom du producteur

Nom du producteur

Henriques, Miranda. Família (flor. 1460-1815) (flor. 1460-1815)

Notice biographique

Nom du producteur

Nom du producteur

Salema, Gama Lobo. Família (flor. 1787-1890) (flor. 1787-1890)

Notice biographique

Institution de conservation

Histoire archivistique

O subsistema Salema I, associado à linha dos Salema fundada por Diogo Gonçalves Salema (I), foi integrado no subsistema Miranda Henriques em 1639 por intermédio do casamento de Lourença Salema com Simão de Miranda Henriques.
O subsistema Miranda Henriques foi integrado no subsistema Salema Lobo de Saldanha e Sousa Cabral e Paiva em finais do século XVIII na sequência de uma contenda que envolveu as duas famílias. Depois da morte de Fernando Xavier de Miranda Henriques, 2º Conde de Sandomil, os dois filhos que sobreviveram, Luís de Miranda e António Xavier de Miranda Henriques, não podiam suceder na administração dos vínculos porque o primeiro era filho ilegítimo e o segundo Patriarca de Lisboa. Deu-se então início a um longo e complexo processo judicial em que vários parentes reivindicaram a sucessão nos vínculos, entre eles António José Salema Lobo de Saldanha e Sousa Cabral e Paiva. Este último foi considerado em justiça legítimo sucessor de vários vínculos dos Miranda Henriques, entre eles o morgadio instituído em 1586 por Diogo Salema. A filiação de António José Salema aos Miranda Henriques remonta ao século XVII, nomeadamente ao casamento de Lourença Salema, sucessora da linha dos Salema fundada por Diogo Gonçalves Salema com Simão de Miranda Henriques. O subsistema Miranda Henriques só terá sido incorporado no subsistema Salema Lobo de Saldanha e Sousa Cabral e Paiva depois de 1815, data em que se concluiu um inventário, feito por Padre João Filipe da Cruz, da documentação existente no cartório de António Xavier de Miranda Henriques.
O subsistema Salema Lobo de Saldanha e Sousa Cabral e Paiva foi integrado no Sistema Gama Lobo Salema em 1833 por morte de José Maria Salema Lobo de Saldanha e Sousa Cabral e Paiva que, ao falecer sem herdeiros directos, legou os bens e a representação da família ao seu sobrinho, Manuel Xavier da Gama Lobo Salema de Saldanha e Sousa.

Modalités d'entrée

Zone du contenu et de la structure

Présentation du contenu

Contém documentação produzida e/ou recebida por Diogo Gonçalves Salema (I), Leonor Gil, Brás Salema (I), Brites Salema, Inês Figueira (incluindo a família desta: João Afonso Camareiro, Violante Gil, Guiomar Gil, João Velho, Gil Anes, Catarina Lourenço, Milia Vasques e João de Óbidos), Diogo Gonçalves Salema (II), Catarina Botelho, Brás Salema (II), Isabel Serrão (incluindo a família desta: João Rebelo, Joana Rebelo e Maria Rodrigues), João Salema e Isabel de Almeida Barradas (incluindo a família desta: Francisco de Almeida, Antónia de Barros, Francisca Barradas, Cosme Rodrigues e Isabel Dias da Câmara), e documentação cujos produtores/acumuladores não foi possível identificar.

Évaluation, élimination et calendrier de conservation

Accroissements

Mode de classement

Zone des conditions d'accès et d'utilisation

Conditions d’accès

Conditions de reproduction

Langue des documents

Écriture des documents

Notes sur la langue et l'écriture

Caractéristiques matérielle et contraintes techniques

Instruments de recherche

Zone des sources complémentaires

Existence et lieu de conservation des originaux

Existence et lieu de conservation des copies

Unités de description associées

Related descriptions

Note de publication

NÓVOA, Rita Luís Sampaio da, O Arquivo Gama Lobo Salema e o estudo da produção, gestão e usos dos arquivos de família nobre entre os séculos XV e XVI, Lisboa, 2016. Dissertação de Doutoramento apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e à Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne.

Zone des notes

Note

Nota ao elemento de informação “código de referência”: o SGLS ainda não se encontra tratado pela entidade detentora; o código de referência é atribuído de acordo com o modelo seguido na dissertação.

Note

Nota ao elemento de informação “dimensão e suporte”: o número de documentos diz respeito àqueles datados entre os séculos XV e XVI. O número total de documentação associado ao subsistema é, portanto, superior.

Note

Nota ao elemento de informação "âmbito e conteúdo": a descrição do âmbito e conteúdo diz respeito aos membros da família que produziram e/ou acumularam documentação entre os séculos XV e XVI. O número total de produtores e acumuladores associado ao subsistema é, portanto, superior. No entanto, foram criadas secções para os produtores/acumuladores posteriores ao século XVI de forma a contextualizar a transmissão dos documentos. Estas secções carecem de revisão.

Alternative identifier(s)

Points d'accès

Points d'accès sujets

Points d'accès lieux

Zone du contrôle de la description

Identifiant de la description

Identifiant du service responsable de la description

Règles et/ou conventions utilisées

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Niveau d'élaboration

Ébauche

Niveau de détail

Complet

Dates de production, de révision, de suppression

09-03-2016

Langue(s)

Écriture(s)

Sources

ANTT, AGLS, cx.9, pts. 57 e 58; ANTT, AGLS, cx.10, pts. 69, 70 e 71; ANTT, AGLS, cx.11, pts. 82, 83, 84, 85 e 86; ANTT, AGLS, cx.16, pt. 129; ANTT, AGLS, cx.35, pts. 182 e 184; ANTT, AGLS, cx.36, pts. 185, 186 e 187; ANTT, AGLS, cx.41, pt. 200.

Note de l'archiviste

Criado por Rita Nóvoa.

Zone des entrées