Arquivistica Histórica

Porto, João do (1486-c. 1493)

Zona de identificação

Tipo de entidade

Pessoa

Forma autorizada do nome

Porto, João do (1486-c. 1493)

Forma(s) paralela(s) de nome

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) do nome

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

Datas de existência

1486-c. 1493

História

locais

Madeira, arquipélago (exercício do ofício)

status legal

funções, ocupações e atividades

«Juiz e contador dos resíduos e provedor das capelas, hospitais, albergarias, gafarias e órfãos na ilha da Madeira»

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas / Dados biográficos e genealógicos

Por provisão de 19 de Maio de 1486, o rei D. João II nomeia João do Porto, escudeiro do seu primo, o Duque de Beja, no ofício de «juiz e contador dos resíduos e provedor das capelas, hospitais, albergarias, gafarias e órfãos na ilha da Madeira», para que sirva à semelhança «dos nossos oficiais nas comarcas de nossos reinos». Para bem desempenhar este cargo, são-lhe atribuídos 12.000 reais brancos de ordenado, por ano, pagos do dinheiro arrecadado pelo resíduo. Ao agraciado, que jurou na chancelaria régia, entregou-se um regimento que devia servir para pautar o exercício do seu cargo. Aos capitães-do-donatário, juízes e demais oficiais e habitantes da ilha da Madeira, o rei ordenou, ainda, que deixassem João do Porto servir livremente no cargo para o qual lhe tinha feito mercê (MELO, 1973, 196-197).

contexto geral

Área de relacionamento

Entidade relacionada

Quaresma, Pêro (1493-c. 1500) (1493-c. 1500)

Identificador da entidade relacionada

PT

Categoria da relação

temporal

Datas da relação

1493

Descrição da relação

João do Porto foi sucedido no cargo por Pêro Quaresma

área de controle

Identificador da descrição

PT

identificador da instituição

PT/ABM

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAAR(CPF): Norma Internacional de Registos de Autoridade Arquivística para Pessoas Colectivas, Pessoas Singulares e Famílias. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2004, 79 p.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 3.ª v. Lisboa: DGARQ, 2011. 392p. ISBN 978-972-8107-91-8.

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Parcial

Datas das descrições (criação, revisão e eliminação)

05-12-2017

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

MELO, Luís Francisco Cardoso de Sousa (1973), «Tombo 1.º do registo geral da câmara municipal do Funchal» in Arquivo Histórico da Madeira (AHM), vol. XVI (série documental II, 1.ª parte), Funchal, DRAC.

Notas de manutenção

Criado por José Vieira Gomes