Património Histórico - Grupo de Estudos

Código Postal

área de descrição

História

O Grupo Património Histórico iniciou a sua atividade em 1990 como unidade de produção cultural da Casa da Cultura. A partir de 1992, começou a receber núcleos documentais e outros bens patrimoniais que tornaram este grupo efectivamente detentor de património (documental).
Adquiriu estatuto jurídico autónomo a 8 de Janeiro de 1993, passando a ter sede na Capela de São Sebastião, Rua José Malhoa, nas Caldas da Rainha. Até 1995, a associação desenvolveu várias actividades de âmbito cultural, que tinham como principal objectivo a valorização e divulgação quer do património que detinha, quer das áreas de investigação (e dos patrimónios a elas associados) que explorava. No entanto, a partir desse ano e até 2015, a associação continuou a existir, mas a sua actividade diminuiu e começaram a sentir-se os primeiros obstáculos à manutenção dos núcleos documentais na Capela de São Sebastião.
Somente em 2015, foi possível estabelecer a associação numa nova sede, no edifício da Universidade Sénior Rainha Dona Leonor, também em Caldas da Rainha. Este situação permite a existência de condições favoráveis ao acesso e à investigação dos núcleos documentais, propriedade da associação ou nela depositados.
Ao longo deste tempo, a associação tem colaborado com entidades públicas e privadas, prestando serviços de inventariação patrimonial, investigações e publicação dos seus resultados. Além disso, tem dinamizado acções de formação, conferências ou exposições.

contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

estrutura administrativa

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Acervo

Entre os núcleos documentais da associação encontram-se: o Centro de Estudos e Documentação de Cerâmica Contemporânea Ferreira da Silva; o sistema de informação Fernando da Silva Correia; o acervo de José Neto Pereira; o sistema de informação Júlio Lopes, entre outros.

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

área de acesso

horário de funcionamento

Todos os dias úteis das 9:00-18:00

Condição de acesso e uso

área de serviços

serviços de pesquisa

serviços de reprodução

Áreas públicas

área de controle

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISDIAH: Norma Internacional para Descrição de Instituições com Acervo Arquivístico. Trad. Comitê de Boas Práticas e Normas. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2009, 88 p.

Datas das descrições (criação, revisão e eliminação)

17-09-2018; 01-10-2018

• português

SERRA, João Bonifácio – Dossier sobre a associação Património Histórico – Grupo de Estudos. Caldas da Rainha, Fevereiro de 1995.
XAVIER, Isabel - "A associação". [Em linha]. Património Histórico. Caldas da Rainha. [Consult. 1 de Outubro de 2018]. Disponível na internet: http://phcaldas.pt/a-associacao/apresentacao/.

Notas de manutenção

Criado por Joana Beato Ribeiro

Pontos de acesso

Access Points