Arquivistica Histórica

Documento composto 07 - [Inventário e partilha de bens de Jorge de Figueiredo]

Código de referência

PT/FCC/ ACBL/05/03/07

Título

[Inventário e partilha de bens de Jorge de Figueiredo]

Data(s)

  • 1647 (Produção)

Nível de descrição

Documento composto

Dimensão e suporte

papel

Área de contextualização

Nome do produtor

Alarcão, Rui de Figueiredo de (n. c.1595 [?]-m.1679) (n.c. 1595- m.1679)

História biográfica

Nome do produtor

Figueiredo. Família (1499-1655) (1499-1655)

História biográfica

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Jorge de Figueiredo morreu em 1645 e este facto que levou à produção deste inventário de bens e partilhas, documento fundamental para a gestão da herança de Jorge de Figueiredo. Este documento tem apenso o treslado do testamento de Brás Afonso Correia datado de 1646.
O treslado do testamento de Brás Afonso Correia apenso a este inventário indica que foi necessário o conhecimento dos termos e condições impostas pela a instituição do morgado do Castelo, muito provavelmente para esclarecimento dos bens que faziam parte deste morgado. Quanto à frase que se encontra na descrição de 1807 : “ no qual [inventário] se vêem algumas clarezas da fazenda de Ota” será relacionada com o facto de que a acumulação patrimonial anexa à Quinta de Ota suscitou ao longo dos tempos algumas dúvidas sobre extremas, obrigações pias, entre outros, como se pode ver abundantemente na documentação constante neste acervo. Por outro lado, a renovação do foro ao convento de Odivelas que se efectuaria no ano seguinte, poderá ser a justificação deste esclarecimento.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Cota(s)

Acbl, cx1, nº5

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

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Zona de notas

Identificadores alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso - assunto

Pontos de acesso - lugares

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação, revisão, eliminação

2017-04-11

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Criado por Maria João da Câmara

Zona da incorporação

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