Arquivistica Histórica

1ª Secção da 1ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar. 1878-1910

Zona de identificação

Tipo de entidade

Entidade coletiva

Forma autorizada do nome

1ª Secção da 1ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar. 1878-1910

Forma(s) paralela(s) de nome

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) do nome

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

Datas de existência

1878-1910

História

A Direção-Geral do Ultramar surgiu da organização da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar dada pelo decreto de 25 de maio de 1838. A Secretaria de Estado teve o seu primeiro regulamento formal dado pelo decreto de 15 de fevereiro de 1843, um diploma que veio subdividir em repartições as duas secções da Secretaria de Estado passando a Secção do Ultramar a ser composta por quatro repartições debaixo de um critério geográfico, a saber: a 1ª Repartição para tratamento dos assuntos do Estado da Índia, Macau, Timor e Solor, a 2ª Repartição para tratamento dos assuntos de Angola, a 3ª Repartição para tratamento dos assuntos de Moçambique, e a 4ª Repartição para tratamento dos assuntos de Cabo Verde, da Guiné e São Tomé e Príncipe. Mais tarde, o decreto de 6 de setembro de 1859 tornou a regular a Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar alterando as funções desta repartição que se passou a ocupar da administração política, geral e local das províncias ultramarinas. No decurso da segunda metade de XIX outros foram os diplomas que alteraram a estrutura e funcionalismo da Direção-Geral do Ultramar: o decreto de 29 de dezembro de 1868, o decreto de 1 de dezembro de 1869 e o decreto de 19 de setembro de 1878. O último reorganizou em seis repartições a Direção-Geral do Ultramar estrutura que se manteve, no essencial, até à República. E foi este diploma que criou a 1ª Secção da 1ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar.

locais

Reino e domínios ultramarinos: Cabo Verde, Guiné, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Índia, Macau e Timor.

status legal

Secção de Repartição.

funções, ocupações e atividades

Funções executivas. Incumbia à 1ª Secção da 1ª Repartição tratar dos negócios relativos à administração política geral e local das províncias ultramarinas, ao trabalho dos indígenas e à instrução pública.

Mandatos/Fontes de autoridade

Divisão da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar: decreto de 25 de maio de 1838. Regulamentos da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar: decreto de 15 de fevereiro de 1843, decreto de 6 de setembro de 1859, decreto de 29 de dezembro de 1868, decreto de 1 de dezembro de 1869, decreto de 19 de setembro de 1878, decreto de 19 de dezembro de 1892 e decreto de 13 de agosto de 1902.

Estruturas internas / Dados biográficos e genealógicos

Regulamentos da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar e disposições legais em vigor para a Direção-Geral do Ultramar.

contexto geral

Regime Liberal.

Área de relacionamento

Entidade relacionada

Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar (1835-1910)

Identificador da entidade relacionada

PT/AHU/SEMU

Categoria da relação

hieráquico

Datas da relação

1878-1910

Descrição da relação

A 1ª Secção da 1ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar é uma entidade subordinada à Secretaria de Estado da Marinha e do Ultramar.

Entidade relacionada

Direção-Geral do Ultramar (1838-1910)

Identificador da entidade relacionada

PT/AHU/SEMU/DGU

Categoria da relação

hieráquico

Datas da relação

1878-1910

Descrição da relação

Organismo dependente da Direção-Geral do Ultramar.

Entidade relacionada

1ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar (1843-1910)

Identificador da entidade relacionada

PT/AHU/SEMU/DGU/A

Categoria da relação

hieráquico

Datas da relação

1878-1910

Descrição da relação

Organismo dependente da 1ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar.

Entidade relacionada

2ª Secção da 1ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar (1878-1910)

Identificador da entidade relacionada

PT/AHU/SEMU/DGU/A.2

Categoria da relação

associativo

Datas da relação

1878-1910

Descrição da relação

Organismo dependente da 1ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar.

área de controle

Identificador da descrição

PT/AHU/SEMU/DGU/A.1

identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Registo de autoridade elaborado de acordo com Direção-Geral de Arquivos - Programa de normalização de descrição em arquivo, Grupo de trabalho de descrição em arquivo - Orientações para a descrição arquivística: parte 2: autoridades arquivísticas, parte 3: escolha e construção de pontos de acesso normalizados. 2ª v. Lisboa: Direção-Geral de Arquivos, 2007.

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Parcial

Datas das descrições (criação, revisão e eliminação)

2016-11-16

Idioma(s)

  • português

Script(s)

Fontes

Notas de manutenção

Elaborado por Sónia Henrique