Silva, Teresa da (flor. 1411-1445)

Zona de identificação

Tipo de entidade

Pessoa

Forma autorizada do nome

Silva, Teresa da (flor. 1411-1445)

Forma(s) paralela(s) de nome

• Silva, Teresa Gomes da

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) do nome

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

Datas de existência

flor. 1411-1445

História

Senhora da linhagem dos Silva. No seu testamento, declara ser filha de Rui Gomes da Silva, que se encontrava sepultado em Santa Maria de Currello. No entanto, Braamcamp Freire e outros autores atribuem a sua paternidade a João Gomes da Silva, copeiro-mor de D. João I e 1.º senhor de Vagos, e a sua esposa Margarida Coelho, descendente de Egas Coelho, 1.º senhor de Montalvo e mestre-sala de D. João I de Castela. A primeira referência documental conhecida a esta dama está no testamento de seu marido, redigido em 1411, no qual é nomeada sua testamenteira. A 25 de agosto de 1445, mandou fazer uma adição ao seu testamento de 9 de agosto de 1442. Em data que se desconhece, instituiu uma capela no Turcifal, que seu filho, D. Leonel de Lima, terá dotado com um conjunto de propriedades que possuía na vila e no termo de Azambuja, mais um pedaço de terra que tinha no campo de Alqueidão, no termo de Santarém. Numa cópia não autenticada dessa doação, D. Leonel afirmava que sua mãe jazia nessa capela, situada na igreja da Madalena no Turcifal, no termo da vila de Torres Vedras. Foi casada com Fernão Eanes de Lima.

locais

status legal

funções, ocupações e atividades

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas / Dados biográficos e genealógicos

contexto geral

Área de relacionamento

Entidade relacionada

Lima, Fernão Eanes de (flor. 1371-1411) (flor. 1371-1411)

Identificador da entidade relacionada

Categoria da relação

família

Datas da relação

Descrição da relação

marido/esposa

Entidade relacionada

Lima. Família (flor. 1371-1476) (flor. 1371-1476)

Identificador da entidade relacionada

Categoria da relação

família

Datas da relação

Descrição da relação

área de controle

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAAR(CPF): Norma Internacional de Registos de Autoridade Arquivística para Pessoas Colectivas, Pessoas Singulares e Famílias. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2004, 79 p.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Datas das descrições (criação, revisão e eliminação)

2023-09-13

ADB, VVNC, n.º 31;
ADB, VVNC, n.º 59, f. 8;
AMVCT, AFG, 65230D;
VNC, cx. 14, n.º 10, f. [7v];
VNC, cx. 14, n.º 9, f. 4, 8v, 30;
VNC, cx. 4, n.º 6;
VNC, cx. 60, n.º 89;

FREIRE, A. Braamcamp – Brasões da Sala de Sintra. 2.a ed. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1930. Vol. 3, p. 79;
GAIO, Felgueiras – Nobiliário de famílias de Portugal. [Braga]: Agostinho de Azevedo Meirelles, Domingos de Araújo Affonso, 1939. Vol. 17, p. 120;
GUERRA, Luís Figueiredo da – Fernão Anes de Lima. Archivo Historico Portuguez. Vol. V (1907), p. 267;
MORENO, Humberto Baquero – A batalha de Alfarrobeira: antecedentes e significado histórico. Lourenço Marques: [edição do autor], 1973, p. 832;
SOTTOMAYOR-PIZARRO, José A. de – A família Lima entre a Galiza e Portugal (séculos XII a XVI). Em BARROCA, Mário J.; SOTTOMAYOR-PIZARRO, José A. de (eds.) – Paço de Giela: história de um monumento. Arcos de Valdevez: Município de Arcos de Valdevez, 2015, p. 55.

Notas de manutenção

Criado por Filipa Lopes.