Documento simples 22 - [Pareceres do Marquês de Sande]

papel

Área de contextualização

Nome do produtor

Alarcão, Rui de Figueiredo de (n. c.1595 [?]-m.1679) (n.c. 1595- m.1679)

História biográfica

Nome do produtor

Meneses, Margarida de (n. 1633- m. c. 1663 [?]) (n. 1633- m. c. 1663 (?))

História biográfica

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O Marquês de Sande nasceu em Lisboa em 1620, tendo ali morrido a 7 de Dezembro de 1667, vítima de assassinato. Participou activamente no movimento dos conjurados e na Restauração de 1640, o que lhe valeu a nomeação, no início de 1641, como governador da praça alentejana de Olivença. Foi por três vezes nomeado embaixador em Inglaterra, tendo tratado do casamento de D. Catarina com Carlos II. Nos últimos dois anos da sua vida, Melo e Torres desempenhou um papel activo nas negociações de paz com a Espanha e no estabelecimento de uma liga com a França (assinada em 31 de Março de 1667). Como homem de cultura abrangente, escreveu ao longo da sua vida várias e abrangentes obras, das quais se destacam: Astronomia Moderna (1637); Introdução Geográfica (1638); Negociações (oito tomos referentes às suas embaixadas). A presença deste documento no arquivo pode explicar-se através da circulação de manuscritos com "notícias" ou textos copiados de outros manuscritos ou de impressos em circulação.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Cota(s)

Acbl, cx.54, nº 93

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Related descriptions

Zona de notas

Identificadores alternativos

Pontos de acesso - assunto

Pontos de acesso - lugares

Zona do controlo da descrição

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.

Datas de criação, revisão, eliminação

2017-05-24

CHARTIER, Roger, - "El Manuscrito en la época del impreso. Lecturas y reflexiones", in, PEÑA DÍAZ, Manuel ; RUIZ PÉREZ, Pedro ; PUJALT, Julián Solana, (coord.) - "La Cultura del Libro en la Edad Moderna. Andalucía y América", Córdoba: Servicio de Publicaciones Universidad de Córdoba, 2001, p. 24.
Para biografia do marquês de Sande, ver em linha: http://www.fcsh.unl.pt/cham/eve/content.php?printconceito=117, [consulta dia 10 de Janeiro de 2016].

Nota do arquivista

Criado por Maria João da Câmara