Mendonça, D. Francisco de Almada e (1720?-1783), 1.º visconde de Vila Nova de Souto del Rei.

1720?-1783

Nasceu em 1720?? e faleceu em 1783-02-14.
Filho de D. António José de Almada e Melo e de D.ª Maria Josefa de Lima da Cunha Velho.
1.º Visconde de Vila Nova de Souto del Rei, atribuição do título em duas vidas em 1774-05-17.
Foi alcaide mor de Palmela, comendador da Ordem de Cristo, do Conselho do rei.
Ministro plenipotenciário em Roma, desde 1757, embora tenha estado na legação, sem cargo, em 1756-05-30 .
Em Outubro de 1757 e todo o ano seguinte começou a receber ordens do rei D. José para denunciar, junto do papado, a actuação dos padres da Companhia de Jesus .
Abandonou Roma a 1759-06-07, tendo mandado publicar um edital a 1760-07-02, com instruções para que todos os portugueses se retirassem dos Estados Pontifícios com a maior brevidade, devido às tensas relações entre a Santa Sé e Portugal, originadas pelo casamento do Infante D. Pedro com a Princesa D. Maria. As relações entre os dois estados estiveram cortadas durante 9 anos .
Regressou a Roma em 1770 com carta Régia com instruções para ir a Roma como Enviado Extraordinário e Ministro Plenipotenciário para negociar a extinção dos Jesuítas (Abril 1768) e carta credencial dirigida aos cardeais reunidos em Conclave (Março de 1769) , onde permaneceu até 1779 .
Morreu sem geração , tendo o título passado para o seu sobrinho D. António José de Almada e Melo, filho do seu irmão D. João Manuel de Almada e Melo.
Foi sepultado em Santo António dos Portugueses, onde se encontra uma inscrição:
D. O. M.
FRANCISCO DE ALMADA ET MENDONÇA
EQUITI ORDINIS CHRISTI
VICE-COMITI A VILLA NOVA DE SOUTO D’EL REY
LUSITANIAE REGUM APUD SANCTAM SEDEM
BENEDICTO XIV. CLEMEN. XIII. CLEM. XIV.
ET PIO VI. PONTT. MAXX.
IN APOSTOLICO SOLIO SEDENTIB.
MINISTRO PLENIPOTENT.
VIRO MORUM COMITATE AC PIETATE
INSIGNI
CUIUS INSTICTU
BINA IN HAC REGIA ECCLESIA
PERPETUA INSTITUIT SACERDOTIA
AD SACRIFICIA CELEBRANDA
IN SUI SUORUMQUE EXPIATIONEM
VITA DEFUNCTO XIV. CAL. FEBR.
MDCCLXXXIII.
AET. SUAE LXXVIII.
MENSE IV. DIE V.
IOANNES DE ALMADA ET MELLO
MAIEST. FIDELISS. A CONSILIIS
SENATUS ET CURIAE PORTUENS.
PRAESES
FRATRI DESIDERATISSIMO
PERENNE SUI MAERORIS
MONUM. PON. CUR.
Em 1775 participou no cortejo ao Papa Pio VI, na Basilica de S. João de Latrão, em Roma.

Melo, D. António José de Almada e (1753-1789), 2.º visconde de Vila Nova de Souto del Rei. (1753-1789)

PT

D. Francisco de Almada e Mendonça era tio de D. António José de Almada e Melo.

Melo, D. António José de Almada e [16--]-[17--] ([16--]-[17--])

1720 -

D. Francisco de Almada e Mendonça era filho de D. António José de Almada e Melo.

Velho, D.ª Maria Josefa de Lima da Cunha ([16--]-[17--]) ([16--]-[17--])

PT

D.ª Maria Josefa de Lima da Cunha Velho era mãe de D. Francisco de Almada e Mendonça.

Melo, D. João Manuel de Almada e (1703-1786) (1703-1786)

- 1783

D. Francisco de Almada e Mendonça era irmão de D. João Manuel de Almada e Melo.

PT/BNP/ALB

2015-05-29.

ANTT, Chancelaria de D. José, liv. 77, fl. 391v.º; FREIRE, Anselmo Braancamp - Brasões da Sala de Sintra. vol. II. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1973, p. 182; MONTEIRO,Nuno Gonçalo - D. José. Lisboa: Círculo de Leitores, 2006, p. 102 e 139 e bibliografias citadas; SILVA, José Martins da - “Vila Nova de Souto de El Rey (Francisco de Almada e Mendonça, Visconde de)”, Revista de Ex-Libris Portugueses. 10 (1917), pp. 146-152; ZÚQUETE, Afonso Eduardo Martins - Nobreza de Portugal e do Brasil: bibliografia, biografia, .... vol. 3. Lisboa-Rio de Janeiro: Ed. Enciclopédia, s. d., p. 516; Museu Nacional dos Coches, N.º de Inventário: HD 0091; Instituto Diplomático. Ministério dos Negócios Estrangeiros. Relações diplomáricas com a Santa Sé. Disponível em WWW: < URL: http://idi.mne.pt/pt/relacoesdiplomaticas/42-relacoes-diplomaticas/titulares/643-santa-se.html >; id., Disponível em WWW: < URL: http://idi.mne.pt/pt/relacoesdiplomaticas/172-santase.html>.

Criado por Alice Gago.