Arquivos Históricos

Lemos, João Vaz de (1503)

Zone d'identification

Type d'entité

Personne

Forme autorisée du nom

Lemos, João Vaz de (1503)

Forme(s) parallèle(s) du nom

Forme(s) du nom normalisée(s) selon d'autres conventions

Autre(s) forme(s) du nom

Numéro d'immatriculation des collectivités

Zone de description

Dates d'existence

1503

Historique

Lieux

Madeira, arquipélago (exercício do oficio)

Statut juridique

Fonctions et activités

Contador da fazenda régia encarregue de tomar as contas da alfandega do Funchal, dos almoxarifes e dos órfãos da Madeira, até 1503, anos transactos e inclusive

Textes de référence

Organisation interne/Généalogie

O contador João Vaz de Lemos, por alvará régio de 26 de Agosto de 1503, é enviado e encarregue de tomar as contas da alfandega do Funchal, dos almoxarifes e dos órfãos da Madeira, até 1503, anos transactos e inclusive. Volvidos dois meses, vê as suas competências dilatadas. Por carta datada de 8 de Outubro de 1503, face a “informação que o dinheiro dos órfãos dessa ilha [Madeira] não andam em tal arrecado, com deve, e que é dado a pessoas que o não aproveitam assim bem como cumpre ao bem dos órfãos", o referido contador vai acumular com a incumbência de saber quanto dinheiro dos órfãos existe na ilha da Madeira, quem “o traz”, por quanto “que foi dado” e de que “maneira o traz”. Devem dar conta disto ao contador régio, o juiz dos órfãos e seu escrivão, os quais revelarão “todos os inventários e quaisquer outras escrituras”. Por sua vez, o contador, com a informação recolhida, deverá fazer: “um caderno que nos mostrareis quando embora vierdes”. O juiz dos órfãos fará vir os tutores à sua presença e à do contador para que sejam inquiridos, mediante juramento, que dará este João Vaz de Lemos (MELO, 1973, 444 e 446).

Contexte général

Zone des relations

Zone du contrôle

Identifiant de la description

PT

Identifiant du service responsable de la description

PT/ABM

Règles et/ou conventions utilisées

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAAR(CPF): Norma Internacional de Registos de Autoridade Arquivística para Pessoas Colectivas, Pessoas Singulares e Famílias. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2004, 79 p.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 3.ª v. Lisboa: DGARQ, 2011. 392p. ISBN 978-972-8107-91-8.

Niveau d'élaboration

Ébauche

Niveau de détail

Moyen

Dates de production, de révision et de suppression

05-12-2017

Langue(s)

Écriture(s)

Sources

MELO, Luís Francisco Cardoso de Sousa (1973), «Tombo 1.º do Registo Geral da câmara municipal do Funchal» in Arquivo Histórico da Madeira (AHM), vol. XVII (série documental III, 1.ª parte), Funchal, DRAC.

Notes relatives à la mise à jour de la notice

Criado por José Vieira Gomes