Arquivistica Histórica

Costa, Afonso da (1535-c. 1546)

Zona de identificação

Tipo de entidade

Pessoa

Forma autorizada do nome

Costa, Afonso da (1535-c. 1546)

Forma(s) paralela(s) de nome

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) do nome

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

Datas de existência

1535-c. 1546

História

locais

Madeira, arquipélago (exercício do oficio)

status legal

funções, ocupações e atividades

«corregedor de Machico» e «provedor dos resíduos, capelas e hospitais na dita jurisdição de Machico»

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas / Dados biográficos e genealógicos

Em 1535, em resultado de o provedor que à data servia (cujo nome não é mencionado na fonte) se achar pessoalmente envolvido numa «demanda sobre algumas coisas do dito ofício», a qual conflituava com um bom desempenho do cargo, ao ponto de «o não servir e a pessoa que disso é encarregado não vai a essa capitania», a de Machico, com prejuízo para o «bem das almas dos defuntos», é suficiente para que D. João III ordene ao corregedor que acumule, ainda que interinamente, com o cargo de provedor. Neste sentido, por carta régia de 4 de Fevereiro de 1535, o licenciado Afonso da Costa, «corregedor de Machico», é encarregado de servir de «provedor dos resíduos, capelas e hospitais na dita jurisdição de Machico», cumprindo com o regimento, enquanto dure esta «demanda que o provedor trás». O rei manda que o escrivão do provedor sirva com o corregedor. Este escrivão, querendo, pode pôr uma pessoa que sirva em seu lugar, mediante juramento do cargo dado pelo corregedor (MELO, 1990, 76).

contexto geral

Área de relacionamento

área de controle

Identificador da descrição

PT

identificador da instituição

PT/ABM

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAAR(CPF): Norma Internacional de Registos de Autoridade Arquivística para Pessoas Colectivas, Pessoas Singulares e Famílias. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2004, 79 p.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 3.ª v. Lisboa: DGARQ, 2011. 392p. ISBN 978-972-8107-91-8.

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Parcial

Datas das descrições (criação, revisão e eliminação)

06-12-2017

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

MELO, Luís Francisco Cardoso de Sousa (1990), «Tombo 1.º do Registo Geral da câmara municipal do Funchal» in: Arquivo Histórico da Madeira (AHM), vol. XIX (série documental V. 2.ª parte), Funchal, DRAC.

Notas de manutenção

Criado por José Vieira Gomes