Cabral, Caetano Francisco (c.1700-1762)

Cabral, Caetano Francisco (c.1700-1762)

m.1762

O ramo herdeiro da Casa de Belmonte, de onde descende o navegador que descobriu o Brasil, é o ramo primogénito dos senhores da Casa com jurisdição, alcaidaria e um conjunto extenso de propriedades e privilégios.
Por ter morrido sem descendência legítima, o último descendente da Casa, acaba por ser a herdeira legítima mais próxima, Madalena Luísa de Lencastre, por ser neta de Margarida Antónia de Meneses e bisneta de Pedro Álvares Cabral o senhor da Casa.
Este processo não foi simples uma vez que existia uma herdeira, filha depois legitimada de Caetano Francisco Cabral, de seu nome, Catarina Avertana, designada no seu testamento de 20 de Novembro de 1759 e aberto em 6 de Janeiro de 1762, sua herdeira .

No entanto, Caetano Francisco só poderia dispor dos bens livres: os bens da Coroa reverteriam para a mesma e os morgados da Casa seria atribuídos aos parentes mais próximos por via legítima, que neste caso eram os filhos de Pedro de Figueiredo. Como na época Rodrigo António de Figueiredo teria falecido, caberia a Madalena Luísa a herança dos mesmos. É Vasco da Câmara, como administrador da casa de sua mulher que surge na documentação e se empenha em receber este património, como demonstra o treslado de uma carta de penhora que se passou para os bens de Catarina Avertana de Meneses, já que não existiam bens livres na casa de Belmonte, como o mostrou Vasco da Câmara em 1761 .
Poderemos ver , na carta de D. José I de Março de 1763, através da qual atestamos a intervenção activa de Vasco da Câmara enquanto administrador da casa de sua Mulher:
Assim sendo, Madalena Luísa de Lencastre herdou a Casa de Belmonte. No entanto encontram-se apenas dois documentos da mesma Casa neste arquivo . Todos os outros respeitantes a Belmonte são já da administração dos novos herdeiros ou relacionados com o processo de herança, com treslados e certidões várias para esse efeito.

PT/FCC/ACBL

2015-01-11

ACBL, cx. 53, nº65; ACBL, cx.53,nº85; ACBL, cx.33, nº1.
SAMPAYO, Luis de Mello Vaz de, - “Subsídios para uma biografia de Pedro Álvares Cabral”, Revista da Universidade de Coimbra, (separata), vol XXIV, Coimbra: 1971, pp.121;123-124.

Criado por Maria João da Câmara