Brito, Mem de (flor. 1432-1490)

Brito, Mem de (flor. 1432-1490)

flor. 1432-1490

Filho primogénito de João Afonso Nogueira e de Violante Nogueira. Em 1456, Afonso Nogueira, irmão de sua mãe e administrador dos morgadios dos Nogueira realizou com ele um acordo sobre a transição da administração destes morgadios para a linhagem dos Brito, administradores do morgadio de Santo Estêvão de Beja, com a obrigação do uso do apelido Nogueira . Mem de Brito foi cavaleiro da Casa do rei, e, pelo apoio que certamente lhe prestou em Alfarrobeira, recebeu metade da jurisdição da vila de Aveiras , que havia pertencido a Gonçalo de Ataíde . Casou-se com Grimanesa de Melo, donzela da rainha D. Leonor e filha de Estêvão Soares, senhor de Melo. O casamento talvez tenha ocorrido por volta de 1440 . Tiveram os seguintes filhos: o primogénito e sucessor Luís de Brito, João de Brito, Álvaro Nogueira, Gomes Nogueira.

Melo, Grimanesa de (flor. 1440-1471) (flor. 1440-1471)

marido/esposa

Brito Nogueira. Família (flor. 1456-1586) (flor. 1456-1586)

2023-09-18

VNC, cx. 7, n.º 1, f. 98v; VNC, n.º 2, f. 144v, 213; VNC, cx. 8, n.º 25; VNC, cx. 2, n.º 9, f. 6, [39]).
MORENO, H. Baquero – A batalha de Alfarrobeira: antecedentes e significado histórico. Lourenço Marques: [edição do autor], 1973, p. 747; SILVA, Gonçalo M. – Espiritualidade e poder na Lisboa dos finais da Idade Média: a Colegiada de São Lourenço e os seus patronos (1298-1515). Lisboa: FCSH-UNL, 2012. Dissertação de mestrado, p. 115.

Criado por Filipa Lopes