Ataíde, Catarina (n. [a. 1468] - m. [a. 1494-07-06])

Zona de identificação

Tipo de entidade

Pessoa

Forma autorizada do nome

Ataíde, Catarina (n. [a. 1468] - m. [a. 1494-07-06])

Forma(s) paralela(s) de nome

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) do nome

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

Datas de existência

n. [a. 1468] - m. [a. 1494-07-06]

História

Filha de Gonçalo de Ataíde e de Isabel de Brito, foi donzela da Casa da infanta D. Joana. Recebeu de seu irmão, Pero Gonçalves de Ataíde, em 1468, a administração do morgadio, capela e hospital de Gaião em dote, depois de este ter decido tornar-se freire de Avis.
Catarina de Ataíde casou-se com D. João de Lima, filho do 1.º visconde de Vila Nova de Cerveira, tendo o seu contrato de casamento sido aprovado pelo monarca a 9 de setembro de 1472. Nesse contrato vem referido o dote e arras de 3000 coroas de ouro para a compra de bens de raiz e a administração do referido morgadio, no termo de Santarém. O casamento terá, no entanto, ocorrido antes de 15 de abril de 1469, tendo o casal tomado posse, nessa data, do morgadio de Gaião, que fazia parte do dote que o irmão de Catarina, Pedro de Ataíde, lhe deixara. Do seu casamento nasceram Fernando de Lima que morreu moço, Francisco de Lima, Simão de Lima que foi frade e Diogo de Lima, capitão na Índia.
Terá falecido antes 6 de julho de 1494, data em que D. João de Lima já estava casado em segundas núpcias com Isabel de Melo, filha de Martim de Melo.

locais

status legal

funções, ocupações e atividades

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas / Dados biográficos e genealógicos

contexto geral

Área de relacionamento

Entidade relacionada

Lima, João de (n. [post. 1432-04-12] - m. [a. 1508-04-17]) (n. [post. 1432-04-12] - m. [a. 1508-04-17])

Identificador da entidade relacionada

Categoria da relação

família

Datas da relação

[c.1469]-[a. 1494-07-06]

Descrição da relação

marido/esposa

Entidade relacionada

Lima. Família, viscondes de Vila Nova de Cerveira (1476-1578) (1476-1578)

Identificador da entidade relacionada

Categoria da relação

família

Datas da relação

Descrição da relação

área de controle

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAAR(CPF): Norma Internacional de Registos de Autoridade Arquivística para Pessoas Colectivas, Pessoas Singulares e Famílias. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2004, 79 p.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Datas das descrições (criação, revisão e eliminação)

2023-09-13

ANTT, Feitos da Coroa, Núcleo Antigo 274, f. 11-12.
ANTT, Leitura Nova, Estremadura, lv. 9, f. 1v-3.
FREIRE, A. Braamcamp – Brasões da Sala de Sintra. 2.ª ed. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1930. Vol. 3, p. 86-88.
ROSA, M. Lurdes – O morgadio em Portugal, sécs. XIV-XV: modelos e práticas comportamento linhagístico. Lisboa: Estampa, 1995, p. 90.
SOTTOMAYOR-PIZARRO, José A. de – A família Lima entre a Galiza e Portugal (séculos XII a XVI). Em BARROCA, Mário J.; SOTTOMAYOR-PIZARRO, José A. de (eds.) – Paço de Giela: história de um monumento. Arcos de Valdevez: Município de Arcos de Valdevez, 2015, p. 61-62.

Notas de manutenção

Criado por Filipa Lopes.