Arquivistica Histórica

Álvares, João (c. 1501)

Zona de identificação

Tipo de entidade

Pessoa

Forma autorizada do nome

Álvares, João (c. 1501)

Forma(s) paralela(s) de nome

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) do nome

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

Datas de existência

C. 1501

História

locais

Madeira, arquipélago (exercício do oficio)

status legal

funções, ocupações e atividades

«Juiz dos resíduos na ilha da Madeira e seu termo»

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas / Dados biográficos e genealógicos

Mediante provisão de 20 de Julho de 1501, D. Manuel I faz mercê ao bacharel João Fernandes, morador na ilha da Madeira, do ofício de juiz dos resíduos na «ilha da Madeira e seu termo», em substituição de João Álvares que, em 13 de Maio de 1501, apresentou ao rei renúncia do cargo. Vemos, pela primeira vez, a escolha de um bacharel para este lugar, sinal talvez da importância que a administração régia consagra ao ofício, mas também das exigências de literacia necessárias para o desempenhar. É também caso primeiro, neste tipo de provisões, vermos exarado no seu texto, expressamente, o termo «posse». O rei manda aos capitães-donatários da ilha da Madeira, corregedores, ouvidores, juízes e outros oficiais de justiça, que dêem a posse do cargo a João Fernandes. O juramento do ofício teve lugar na chancelaria régia (MELO, 1973, 418-419).

contexto geral

Área de relacionamento

Entidade relacionada

Fernandes, João (1501-c. 1516) ((1501-c. 1516))

Identificador da entidade relacionada

PT

Categoria da relação

temporal

Datas da relação

1501

Descrição da relação

João Álvares foi sucedido no cargo por João Fernandes

área de controle

Identificador da descrição

PT

identificador da instituição

PT/ABM

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAAR(CPF): Norma Internacional de Registos de Autoridade Arquivística para Pessoas Colectivas, Pessoas Singulares e Famílias. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2004, 79 p.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 3.ª v. Lisboa: DGARQ, 2011. 392p. ISBN 978-972-8107-91-8.

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Parcial

Datas das descrições (criação, revisão e eliminação)

05-12-2017

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

MELO, Luís Francisco Cardoso de Sousa (1973), «Tombo 1.º do Registo Geral da câmara municipal do Funchal» in Arquivo Histórico da Madeira (AHM), vol. XVII (série documental III, 1.ª parte), Funchal, DRAC.

Notas de manutenção

Criado por José Vieira Gomes